MARKETING DE EXPERIÊNCIA: 4 Dicas Para Deixar Sua Marca no Coração do Seu Cliente

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O Brasil vive uma difícil crise político-econômica, com isso, muitas empresas hesitam quando o assunto é investimentos em marketing. 

Entretanto, o marketing é uma poderosa ferramenta, que pode ampliar as vendas e reduzir os custos. Até porque sem o marketing não há como se manter no mercado de forma competitiva e ser a primeira opção do seu cliente. 

Com a efervescência das tecnologias, com as novas gerações e novos desejos dos consumidores, muitas empresas mudaram alguns mimos que davam a alguns seus clientes como viagens, carros, joias ou aparelhos eletroeletrônicos pela oportunidade para que muitos clientes vivam verdadeiras experiências que marcam o coração do cliente para sempre.  

O Marketing de experiência, ou marketing de engajamento, se tornou uma das ferramentas que mais geram retorno em vendas. 

Seguem algumas dicas importantes para que você cuide com carinho de cada momento que seu cliente tem contato com sua empresa, de forma que ele sempre tenha uma experiência encantadora.

 

1.CONVERSE COM SUA EQUIPE:  

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Alinhe a respeito de seus objetivos e ouça suas ideias. Para o marketing de experiência possa dar certo a chave é inovar e quanto mais afeto e interessante for a ideia, mais ela pode dar certo. 

 

2.BUSQUE ALTERNATIVAS:  

Escute diferentes opiniões. Não corte opiniões. Brinque com o jogo do possível e impossível.  A conversa com a equipe tem que ser estimilante, eles precisam se sentir escutados e valorizados e não criticados. 

Busque e pesquise os mais diversos tipos de experiências, entenda o jeito de pensar do consumidor e analise o que ele gosta, quais seus desejos e dificuldades e trabalhe em cima do que seu consumidor procura. É importante enfatizar que dar exatamente o que o seu consumidor espera é o mínimo para qualquer produto ou serviço. Mas para verdadeiramente encantar o seu público você precisa oferecer o que ele não esperava que poderia receber, ir além das expectativas dele, e isso não cai do céu!

 

3. MUDANÇA DE DENTRO PARA FORA 

Seja um bom exemplo daquilo que você quer oferecer como novo para seus clientes. Para que a experiência seja positiva é preciso que toda a sua equipe esteja empolgada com a ideia e determinada a fazer dar certo. Então, por que não testar o modelo de experiência primeiro com sua equipe? Oferecer uma amostra do que o cliente vai sentir fará com que sua equipe ofereça muito mais do que explicações, mas transmita a emoção vivida por eles. Além disso, quando sua equipe passa pela experiência piloto, poderá oferecer sugestões de melhoria para que o projeto seja perfeito.  

 

4. EXPLORE O RELACIONAMENTO COM O CONSUMIDOR 

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Grande parte de uma experiência de compra está vinculada ao relacionamento pré e pós compra com a empresa.  

Quanto mais presente sua empresa estiver na vida do consumidor e quanto mais suporte ele tiver pós compra, mais o consumidor se lembrará da sua marca na hora de comprar de novo e de indicar aos amigos! As possibilidades e as boas consequências são infinitas! 

 

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