5 DICAS para manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

  1. lijhilj

 

Esta torre faz parte de um jogo muito conhecido, o Jenga. Nele, os participantes devem remover estrategicamente uma peça da base a fim de construir uma estrutura cada vez mais alta e mais equilibrada sem aumentar a quantidade de peças.

O que isso tem a ver com a nossa vida pessoal? Nosso dia não passa das 24 horas e os meses já tem os dias definidos. Será que não temos que remover para incluir?

Muitas vezes não temos tempo para cuidar de nossa vida pessoal e não tem como incluir mais horas no nosso dia.

  • Como ganhar mais tempo?
  • Como redistribuir o que já temos de responsabilidades e tarefas?
  • Como nos desenvolvermos cada vez mais, sem destruir o que já conquistamos?

Muitas pessoas têm problemas em equilibrar a vida profissional e pessoal e acabam ficando estressados e impacientes, atrapalhando seu desenvolvimento e a produtividade no trabalho.

Para ajudar a mudar esse comportamento, seguem 5 dicas bem simples e objetivas que podem te ajudar a aprimorar seu desempenho profissional sem deixar de lado seus projetos pessoais.

 

  1. Meditação: aprender a meditar e a fazer exercícios respiratórios constantes é essencial para manter o foco no presente para melhor dar conta do que precisa ser executado. A meditação constante pode ser uma excelente ferramenta para vc conseguir equilibrar suas necessidades interiores com as suas entregas no mundo exterior.

 

  1. Organização: priorizar seu trabalho é necessário e algumas tarefas precisam de atenção especial. Você possui algum método para organizar suas tarefas? Tem colocado prazo?

 

  1. Aproveite seu tempo de trajeto: Será que a forma com que você vai para o seu trabalho é a melhor para aproveitar seu tempo? Já pensou em aproveitar o trajeto da sua casa ao trabalho para resolver pendencias, cuidar de si mesmo, botar as leituras em dia e até estudar? Em meios de transporte publico ou em caronas você pode já ir resolvendo uma série de pendencias mais rápidas através do seu cel, ou aproveitar para organizar a priorização do seu dia, ou até mesmo meditar. Também poderá cuidar da sua saúde se resolver caminhar ou pedalar até o seu trabalho.

 

  1. Praticidade: se tempo não é algo disponível, priorize soluções que possam ser mais práticas e rápidas, como levar lanches saudáveis de casa, fazer compras online, serviço de lavanderia, quando for comprar nossas roupas buscar as que não amassam, dividir faxineiras com vizinhos ou parentes.

 

  1. Compartilhe e delegue responsabilidades: dividir e delegar as tarefas da casa e profissionais pode ser um excelente caminho para que tenha mais tempo para seus projetos pessoais. Desenvolva sua equipe e ensine-os a fazer o que você faz. Além de ajuda-los a crescer profissionalmente, você também terá mais tempo para o seu próprio crescimento. Ao ter pessoas preparadas para a sua posição, você poderá se direcionar para novos projetos e novas posições mais estratégicas.

Se ainda precisar de ajuda para organizar sua vida e rever suas prioridades tanto na vida pessoal quanto na profissional, estamos aqui para apoiá-lo no que for preciso. Conheça nossos serviços de coaching de organização de vida e carreira.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *