Depoimentos

 

  • Mauro Peres é fundador da MBA60 e foi presidente da IDC do Brasil – São Paulo

    O tema do livro Inteligência Sistêmica de Stella Freitas é mais que oportuno, porque chega no momento em que as organizações estão questionando se o modelo atual, baseado no princípio da meritocracia, que “pune” ou recompensa, ainda é válido, uma vez que gera muita pressão, alta competitividade e, sobretudo, resultados de curto alcance, sem perceber que a médio e a longo prazo estes colocam em risco tanto a empresa quanto a sociedade.

    Na atual conjuntura, adotar a visão sistêmica é fundamental, não só porque esta leva em conta o todo, mas, principalmente, porque considera o meio em que vivemos e as consequências de nossos atos em todas as esferas da vida.

    O líder sistêmico sabe criar um ambiente saudável, mais humano, com alma, onde os membros de sua equipe podem desenvolver sua criatividade, gerar conhecimento e, portanto, obter resultados muito mais satisfatórios e duradouros.

    Elizabeth Leonetti é Diretora Corporativa de Recursos Humanos da Associação Congregação de Santa Catarina – São Paulo

    O livro é um brilhante estudo sobre a inteligência sistêmica e um convite a melhorarmos nossa percepção dos sistemas invisíveis da razão, da nossa forma de pensar e de atuar.

    É cuidadoso nas reflexões e nas propostas e generoso nos insights. Tanto pessoal quanto profissionalmente sempre acreditei nessa concepção, mas só depois de partilhar o trabalho de Stella Freitas, percebi o alcance e a profundidade desses conceitos.

    Esta obra encoraja e apoia um novo jeito de pensar e atuar, beneficiando pessoas e organizações.

    Rubens Harb Bollos é médico, Ph.D. em ciências, pesquisador em imunologia, epigenética e prevenção da saúde (ou salutogênese). Instituto Teófilo - São Paulo

    Stella Freitas aborda de maneira didática e bastante esclarecedora conceitos fundamentais para a compreensão do tema Inteligência Sistêmica, trazendo luzes para aqueles que estão nas organizações em busca de soluções para seus dilemas, tanto profissionais quanto pessoais.

    Do ponto de vista da saúde, o pensamento sistêmico é um poderoso aliado para a criação de coerência entre o que se pensa, o que se sente e o que se faz.

    Demonstrando o que é funcional para cada indivíduo e sua empresa, este livro enfoca ainda a mediação como um importante elemento de solução de conflitos.

    Inteligência Sistêmica poderá, com certeza, auxiliar muitas pessoas na busca de soluções saudáveis, coerentes e criativas em sua vida.

    Carlos José da Silva foi presidente da Cosil – Aracaju

    O livro Inteligência Sistêmica contém teorias complexas que são apresentadas de maneira agradável, organizada e coloquial e a leitura é leve.

    Eu me identifiquei com muitos trechos do livro, chegando até a dar algumas risadas, pois descobri que não estou sozinho nessa maneira diferenciada de raciocínio.

    Recomendo a leitura, pois as ideias, os conceitos, os exemplos e a prática aqui apresentados são relevantes e podem gerar transformações, especialmente para empresários e líderes.

    Alexandre Garret é psicólogo e jornalista, editora da revista Gestão de RH – São Paulo

    Neste livro a autora Stella Freitas demonstra que o líder com Inteligência Sistêmica é aquele que tem a capacidade de olhar para a organização de modo criterioso, sensível, e se coloca ao lado de sua equipe.

    Ele conhece as competências de cada um e as incentiva.

    Ele observa, educa, acolhe e agrega. Diferentemente do líder existente na maioria das empresas atualmente, que é seguido, o novo líder é acompanhado e acompanha o passo a passo de todo o trabalho, sempre tendo em vista o conjunto e não apenas considerando o resultado do somatório de cada uma das partes.

    Sérgio Resende é coach, consultor organizacional e presidente do Instituto EcoSocial na gestão 2010 a 2012 – São Paulo

    Com exemplos práticos e linguagem coloquial, o livro Inteligência Sistêmica, de Stella Freitas, tem a qualidade de introduzir temas complexos da Física Quântica, da Cibernética e da Teoria dos Sistemas, entre outras áreas, de forma acessível e clara para aqueles que desejam ampliar sua compressão da organização como um ser vivo e suas possibilidades de atuação como líder em sintonia com as demandas atuais.

    Elias Rodrigues Antonio é presidente do Instituto Serrano de Conservação da Natureza (ISCN) – Santa Catarina

    De certa forma, eu intuía que não era possível haver apenas a visão mecanicista, prevalente em nossa sociedade, no exercício da gestão de pessoas e de organizações.

    O pensamento sistêmico, apresentado pela autora Stella Freitas, é a resposta que todos procuramos e o que nos permite uma visão mais ampla e mais profunda tanto dos problemas do cotidiano quanto do que é preciso para enfrentar os desafios postos para as empresas na atualidade.

    Essa visão permite “destravar” a mente e o pensamento, alcançar novos conhecimentos e estabelecer um novo tipo de relacionamento humano, que atenta para o verdadeiro potencial de cada individuo, permitindo que ele o desenvolva.

    Reinaldo da Cruz Martins é professor do Instituto Federal de Educação Ciência Tecnológica da Bahia – Salvador

    Se existe algo de fundamental importância para a transformação das organizações e da sociedade contemporânea é o desenvolvimento da consciência de que todas as relações humanas estão conectadas.

    Stella Freitas em sua obra, Inteligência Sistêmica, mostra de forma simples e objetiva uma nova perspectiva sobre o tema, considerando a dialética entre o ter material e o ser social, numa abordagem que contribui para a superação dos conflitos sociais.

    André Kossar – Vargem Grande do Sul - SP

    Fiz um curso de “Como Entrevistar para contratar com Eficácia” na Litterale e o programa foi dinâmico e profundo. Nota 10. Vale a pena conhecer e contratar os trabalhos desenvolvidos por esta excelente equipe.

    Coaching Resultado do Processo

    Estas duas avaliações foram realizadas pela mesma equipe em relação ao gestor direto que passou pelo processo de coaching da Litterale. O espaço de tempo entre as duas avaliações é de 14 meses.

    Competência Antes do Processo do Coaching 14 Meses após o processo de coaching
    Trabalho em equipe Precisa Melhorar Não tenta manter um bom clima. Excede Estimula o envolvimento de todos.
    Comunicação Não atende Comunicação falha, falta de respeito com os colaboradores Atende Educado. Melhora perceptível
    Dar Feedback Precisa Melhorar Altos e baixos com grosseria Excede Bem adequado. Criou sistemática de reuniões quinzenais. Formaliza tudo.
    Receber Feedback Precisa Melhorar Aceita feedback, mas não muda. Excede Ouve e põe em prática tudo o que é viável
    Automotivação Atende É motivado, mas não contagia Atende Já consegue contagiar, acreditando que tudo é possível de ser realizado
    Negociação Precisa Melhorar Não respeita os limites pessoais do colaborador Atende Todas as sugestões com embasamento são aceitas
    Coaching Precisa Melhorar Incentiva a tomada de decisões, mas não dá suporte Atende Estimula a iniciativa, faz follow up, estimula a capacitação, o uso da internet etc

    Alvaro Leal – executivo TI

    Prezadas, Gostaria de agradecer pela entrevista de ontem que foi, honestamente, a melhor que eu participei até hoje. A sua sinceridade para me dar feedback, respeito e profissionalismo me deixaram muito a vontade. Pude perceber que o seu diferencial é o contato próximo e humano com os candidatos que certamente leva a uma seleção muito mais precisa.

    Ian Peter Brandt Searby - CFO

    Stella Trad – Litterale Director – has developed in the years we have worked together, as a recruiter (headhunter) or as HR Consultant, na excelente job and has maintained consistente improvement of thechniques giving clientes na increased added value to the work performed.

    Great results, good value, on time.

    I hired Stella more than once.