Os primeiros passos de um líder

 

Como obter resultados rápidos, formar equipes de alta performance e influenciar pessoas?

Ferramentas e técnicas para quem necessita se fortalecer nas competências de liderança.

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Importância do tema:

  • O desenvolvimento da liderança é um dos pontos mais críticos para o resultado dos negócios. O bom andamento da gestão organizacional depende fundamentalmente deles.

    Os líderes são responsáveis por:

    • Sustentarem a cultura e serem agentes de mudança.
    • Serem exemplos em atitudes éticas e disseminar valores.
    • Construir e fazer acontecer o planejamento estratégico.
    • Transformar os objetivos em metas e indicadores e com eles disseminar, acompanhar, avaliar e dar feedback em relação ao desempenho da equipe.
    • Selecionar, contratar, desenvolver, motivar, engajar e promover as pessoas.
    • Formar equipes de alta performance.

    Investir na formação e aprimoramento de novos líderes é uma das ações mais estratégicas e com retorno garantido.

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    Objetivos:

    • Promover uma cultura de mapeamento de talentos, preparação e desenvolvimento de líderes dentro das próprias organizações.
    • Instrumentalizar profissionais que tenham tido bom desempenho como contribuidores individuais, para que possam obter resultados através de outras pessoas.
    • Aprimorar competências de liderança e de gestão de pessoas, principalmente para quem está assumindo pela primeira vez o desafio.
    • levar a consciência e confiança para ser protagonista na tomada de decisão.
    • Potencializar o seu desempenho, e da sua equipe, para os desafios atuais e futuros da organização.
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    Público Alvo:

    • Profissionais que estejam nas suas primeiras experiências de liderança de equipes, processos ou projetos.
    • Profissionais que pretendem se preparar para assumir a liderança de equipes, processos ou projetos.
    • Profissionais que foram identificados como potenciais sucessores e para o crescimento.

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  • Conteúdo Programático:

    I – SOU LIDER, E AGORA? (8 horas)

    • Porque cheguei à esta posição? Forças da trajetória e das competências.
    • Os primeiros 90 dias – o que preciso fazer?
    • Como fazer? Estilos de liderança e gestão.
    • Habilidades do líder-coach: presença, escuta e pergunta.
    • Planejamento Estratégico e Ferramentas de Gestão.

    Tarefas aplicadas entre módulos

    II – CICLO DO COLABORADOR: (8 horas)

    • Como atrair e selecionar.
    • Como desenvolver, avaliar e engajar talentos.
    • Como dar e receber feedback.

    Tarefas aplicadas entre módulos

    III – LÍDER SOMOS TODOS NÓS. (8 horas)

    • Gestão de equipes: diferenças e complementaridade.
    • Como identificar as diferentes e complementares dinâmicas.
    • Como diferentes pessoas processam informações e alcançam resultados.
    • O papel de cada dinâmica na condução e execução de um projeto.

    Tarefas aplicadas entre módulos

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    IV – FORMANDO EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE (8 horas)

    • Como falar, influenciar, negociar e engajar pessoas com dinâmicas diferentes e complementares.
    • Como as diferentes dinâmicas processam e trabalham numa equipe.
    • Como conduzir conversas difíceis com diferentes perfis.
    • Como formar Equipes de Alta Performance, Alcance e Entrega de Resultados.
    • Tomada de decisão em grupo.

    Orientações para o TACC – Trabalho Aplicado de Conclusão de Curso.

    O programa pode acontecer em formatos de dias corridos ou em períodos 8 horas espaçados.”.

  • Metodologia:

    • O programa é conduzido de maneira teórica, prática e vivencial
    • Discussões, em pequenos grupos, de temas aplicados aos desafios dos líderes e ao mundo dos negócios, o que contribui para a troca de experiência e aprendizado entre os participantes.
    • Entre os diferentes módulos o participante terá orientações para aplicar os conhecimentos na rotina do seu trabalho.

    Outros Temas:

    • Gestão do Tempo
    • Condução de Reuniões e Tomada de Decisão em Grupo
    • Liderança Situacional
    • Negociação, Influencia e Protagonismo
    • Comunicação Assertiva – Diálogos Difíceis
    • Líder Mediador
  • Nosso Diferencial:

    • 28 anos de experiência na condução de projetos e programas de desenvolvimento de pessoas, grupos e organizações.
    • Metodologia inspirada na Andragogia, Construtivismo, abordagem Sistêmica e Antroposófica.
    • Aplicação imediata no programa.
    • O participante recebe um manual com orientação prática para aplicação das diferentes ferramentas.

    PROGRAMAS IN COMPANY:

    Este programa poderá ser customizado no conteúdo e forma, de acordo com as necessidades organizacionais.

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