CASE – CLUBE ABC GOURMET – Marketing de Experiência

EVENTOS CORPORATIVOS

Como atrair, conquistar, encantar, fidelizar clientes e engajar colaboradores?

DSCN3695     

Proporcionar experiências envolventes é uma das formas mais eficazes para tornar-se inesquecível tanto para os consumidores da sua marca ou produto, quanto para engajar e reter colaboradores.

Experiências positivas, que tocam a emoção de forma agradável, criam significados e fazem com que as decisões sejam tomadas a partir do coração.

Não é à toa que as empresas têm apostado numa estratégia conhecida como marketing de experiência (também chamado de marketing sensorial). Ela implica num tipo de ação que envolve emocional, mental e fisicamente o participante. Essas experiências nos surpreendem, pois tocam no afeto e transformam a marca lembrada em uma marca do coração.

DSCN9766

O Shopping ABC em 2016 criou uma plataforma de experiências gastronômicas sob a curadoria da Litterale Consultoria para criar experiências gastronômicas para seus clientes. Esta plataforma tornou-se o único espaço de eventos no Brasil que comporta até 60 pessoas cozinhando juntas, todas verdadeiramente pondo a mão na massa.

 

Este espaço pode ser contratado por qualquer empresa que queira conduzir eventos de treinamento e desenvolvimento paras seus diferentes times, pelas áreas e agências de marketing que queiram promover produtos e serviços ou aproximar-se mais dos seus clientes. Também recebemos associações e famílias que querem viver experiências inesquecíveis com seus amigos.

Mas porque investir em eventos corporativos gastronômicos?

Para este tipo de marketing, existem 5 tipos de experiências que causam o efeito de atrair, encantar e engajar os participantes, que são:

  1. As que afetam os sentidos,
  2. As que tocam os sentimentos,
  3. As que influenciam os pensamentos,
  4. As que modificam as ações
  5. As que geram forte identificação.

A Experiência Gastronômica, dentro da metodologia desenvolvida pela Litterale Consultoria, talvez seja uma das únicas experiências que consegue reunir as cinco em uma única vivencia (5 em 1). Pela força da união destes 5 elementos, cozinhar 60 pessoas juntas, com todas com a mão na massa, causa um maior vinculo do cliente interno ou externo à corporação patrocinadora.  Veja o porquê:

  1. AFETA OS SENTIDOS: A experiência gastronômica é incrível, pois envolve os cinco sentidos do corpo humano. Desde o cenário, ambientação, perfume local, música ambiente, até o processo de confecção dos pratos que envolvem o visual, olfato, paladar, tato e o melhor de tudo que a audição, através da prosa que rola durante todo o evento.

DSCN9825

  1. AFETA OS SENTIMENTOS:Nossos eventos gastronômicos causam surpresa, encantam e marcam o coração de cada um dos participantes, que é o grande propósito do marketing de experiência do Shopping ABC, assim como dos outros clientes corporativos que locam o espaço do Clube ABC Gourmet e contratam a Litterale Consultoria para os workshops de TeamBuilding Gastronômico.

 

  1. INFLUENCIA OS PENSAMENTOS: Implica em proporcionar ao consumidor, ou cliente, a possibilidade de refletir, elaborar, planejar antes de resolver o desafio proposto na ação.

Para cada evento corporativo desenhamos a metodologia que melhor contempla os objetivos estratégicos ou a aplicação das competências e valores que a organização precisa trabalhar com seus times, tais como planejamento, comunicação, trabalho em time, colaboração ou foco nas necessidades do cliente, dentre outras.

DSCN9478

  1. MODIFICA A AÇÃO: São situações em que a experiência vivida causa alguma mudança no comportamento ou no estilo de vida após a realização da ação.

Temos inúmeros depoimentos de clientes que citam o quanto a experiência de cozinhar com outras pessoas afetou seu modo de pensar, de agir e de relacionar-se. Um casal relata como a experiência vivida no Clube ABC Gourmet resgatou o casamento que estava em crise; a gestora que percebeu claramente o quanto precisa aprimorar a sua capacidade de planejamento e acompanhamento; o analista que percebeu que sua autoestima modificou-se após passar por alguns dos nossos eventos; o jovem comercial que tomou consciência do quanto não tem olhado as necessidades do seu cliente na execução do seu trabalho e outro que disse que aproveitou a oportunidade para aproximar-se e conhecer mais um colega de profissão com o qual não tinha grande afinidade.

DSCN5356

  1. GERAM FORTE IDENTIFICAÇÃO: Os eventos gastronômicos estabelecem um relacionamento com o “estômago” do cliente, portanto, é um relacionamento visceral, profundo. Temos depoimentos de inúmeros clientes que relatam que agora só fazem suas compras no Shopping ABC para poder participar das ações de compre-ganhe e assim participar dos eventos de gastronomia com o renomado Chef Arthur Sauer. A identificação é tão forte que muitos dos participantes do Clube ABC Gourmet combinam encontros nos novos restaurantes do Shopping ABC, ou happy hour nos barzinhos do Shopping ABC, ou ir ao cinema nos finais de semana e até churrascos em seus condomínios.

 

Ainda que a maior parte das ações de marketing de experiência sejam feitas em lugares inesperados, o case do Shopping ABC demonstra que criar uma versão onde existe regularidade (todas as sexta-feira à noite), estabelece hábitos de ida ao shopping, de encontros e de compras semanais (mínimo de R$400,00 para poder participar das ações de compre e ganhe). Estamos em nosso terceiro ano consecutivo, demonstrando que o ROI (retorno sobre o investimento) tem valido à pena.

DSCN9519 (2)

O Clube ABC Gourmet localiza-se no 2º piso do Shopping ABC. Ainda que os eventos sejam fechados, o ambiente é envidraçado e transparente e, com isso, gera uma enorme curiosidade dos expectadores externos, que acabam interessando-se por participar dos próximos eventos.

Também são realizados eventos específicos em datas especiais, tais como o ABC Talks Outubro Rosa (Acesse o link e confira como foi: https://www.youtube.com/watch?v=g8zNYsAOIWA), o ABC Talks Dia das Mães, ABC Talks Dia dos Pais, ABC do Natal e outros.

Para sua Reflexão:

O que você tem oferecido de inspirador para sua equipe? Ela está engajada?

Que ações você tem criado para atrair e fidelizar seus clientes?

Deixe seu comentário, perguntas ou sugestões.

Escreva-nos sobre outros temas que gostaria que abordássemos.

Conheça mais sobre as inesquecíveis experiências no Clube ABC Gourmet clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=F93HHjDRxRo

Maiores informações para locação do espaço de eventos Clube ABC Gourmet ou para a contratação de experiências gastronômicas com seu público consumidor ou suas equipes, clique aqui ou escreva para litterale@litterale.com.br ou whatsapp (11) 98473.3377  ou (11) 99376-7082

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *