ESTUDO DE CASO: Consultoria de RH Cria Experiências Sensoriais Para Ações de Marketing

EVENTOS CORPORATIVOS

Como atrair, conquistar, encantar, fidelizar clientes e engajar colaboradores?

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Proporcionar experiências envolventes é uma das formas mais eficazes para tornar-se inesquecível tanto para os consumidores da sua marca ou produto, quanto para engajar e reter colaboradores.

Experiências positivas, que tocam a emoção de forma agradável, criam significados e fazem com que as decisões sejam tomadas a partir do coração.

Não é à toa que as empresas têm apostado numa estratégia conhecida como marketing de experiência (também chamado de marketing sensorial). Ela implica num tipo de ação que envolve emocional, mental e fisicamente o participante. Essas experiências nos surpreendem, pois tocam no afeto e transformam a marca lembrada em uma marca do coração.

Shopping ABC em 2016 testou, com a curadoria da  Litterale Consultoria em RH  a criação de uma plataforma de experiências gastronômicas com o objetivo de criar momentos inesquecíveis para seus clientes. Esta plataforma tornou-se o único espaço de eventos no Brasil que comporta até 60 pessoas cozinhando juntas, todas verdadeiramente colocando a mão na massa.

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Este espaço tem sido utilizado semanalmente para eventos com os clientes do Shopping ABC no modelo compre e ganhe, assim como para eventos corporativos de treinamento, lançamento de produtos ou fortalecimento de marcas. As áreas de RH, Marketing, P&D, Logistica, Financeira e Juridica tem nos acionado frequentemente para que possamos desenvolver ações de acordo com os objetivos e competências que precisam ser trabalhadas.

Mas porque investir em eventos e experiências gastronômicas?

Existem  5 tipos de experiências que causam um profundo efeito de atrair, encantar e engajar os participantes, sejam em processos de treinamento ou em ações de marketing, que são:

  1. Experiências que afetam os sentidos,
  2. Experiências que tocam os sentimentos,
  3. Experiências que influenciam os pensamentos,
  4. Experiências que modificam as ações
  5. Experiências que geram forte identificação.

A Experiência Gastronômica, dentro das diversas metodologias desenvolvidas pela Litterale Consultoria, talvez seja uma das únicas que consegue reunir as cinco em uma única vivencia (5 em 1). Ao integrar estes cinco elementos a experiência de cozinhar juntos, com todas as pessoas colocando verdadeiramente a mão na massa, causa um profundo e positivo impacto emocional, que ajuda a criar maior vinculo do cliente interno ou externo à corporação patrocinadora.  Veja o porquê:

  1. AFETA OS SENTIDOS: A experiência gastronômica é incrível, pois envolve os cinco sentidos do corpo humano. Desde o cenário, ambientação, perfume local, música ambiente, até o processo de confecção dos pratos que envolvem o visual, olfato, paladar, tato e o melhor de tudo que a audição, através da prosa que rola durante todo o evento.

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  1. AFETA OS SENTIMENTOS: Nossos eventos gastronômicos causam surpresa, encantam e marcam o coração de cada um dos participantes, que é o grande propósito do marketing de experiência do Shopping ABC e das empresas  contratam os workshops de TeamBuilding Gastronômico.

  1. INFLUENCIA OS PENSAMENTOS: Estas experiências criam desafios que exigem que a equipe tenha que planejar, organizar, criar, improvisar, negociar para que o resultado (jantar gourmet) seja alcançado. Cada evento corporativo exige a criação de metodologia que melhor contempla os objetivos estratégicos ou a aplicação das competências e valores que a organização precisa trabalhar com seus times. 
  2.  MODIFICA A AÇÃO: São situações em que a experiência vivida causa alguma mudança no comportamento ou no estilo de vida após a realização da ação.

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Temos inúmeros depoimentos de clientes que citam o quanto a experiência de cozinhar com outras pessoas afetou seu modo de pensar, de agir e de relacionar-se. Um casal relata como a experiência vivida no Clube ABC Gourmet resgatou o casamento que estava em crise; a gestora que percebeu claramente o quanto precisa aprimorar a sua capacidade de planejamento e acompanhamento; o analista que percebeu que sua autoestima modificou-se após passar por alguns dos nossos eventos; o jovem comercial que tomou consciência do quanto não tem olhado as necessidades do seu cliente na execução do seu trabalho e outro que disse que aproveitou a oportunidade para aproximar-se e conhecer mais um colega de profissão com o qual não tinha grande afinidade.

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    1. GERAM FORTE IDENTIFICAÇÃO: Os eventos gastronômicos estabelecem um relacionamento com o “estômago” do cliente, portanto, é um relacionamento visceral, profundo. Temos depoimentos de inúmeros clientes que relatam que agora só fazem suas compras no Shopping ABC para poder participar das ações de compre-ganhe e assim participar dos eventos de gastronomia com o renomado Chef Arthur Sauer. A identificação é tão forte que muitos dos participantes do Clube ABC Gourmet combinam encontros nos novos restaurantes ou barzinhos do Shopping ABC, ou ir ao cinema nos finais de semana e até churrascos em seus condomínios.

    Ainda que a maior parte das ações de marketing de experiência sejam feitas em lugares inesperados, o case do Shopping ABC demonstra que criar uma versão onde existe regularidade (todas as sexta-feira à noite), estabelece hábitos de ida ao shopping, de encontros e de compras semanais (mínimo de R$400,00 para poder participar das ações de compre e ganhe). Estamos em nosso terceiro ano consecutivo, demonstrando que o ROI (retorno sobre o investimento) tem valido à pena.

    O Clube ABC Gourmet localiza-se no 2º piso do Shopping ABC. Ainda que os eventos sejam fechados, o ambiente é envidraçado e transparente e, com isso, gera uma enorme curiosidade dos expectadores externos, que acabam interessando-se por participar dos próximos eventos.

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  1. Também são realizados eventos específicos em datas especiais, tais como o ABC Talks, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia das crianças, dos namorados. Acesse o link e confira como foi: https://www.youtube.com/watch?v=g8zNYsAOIWA

    Para sua Reflexão:

    O que você tem oferecido de inspirador para sua equipe? Ela está engajada?

    Que ações você tem criado para atrair e fidelizar seus clientes?

    Deixe seu comentário, perguntas ou sugestões.

    Escreva-nos sobre outros temas que gostaria que abordássemos.

    Conheça mais sobre as inesquecíveis experiências no Clube ABC Gourmet clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=F93HHjDRxRo

Entre em contato e conheça mais.

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